Início

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Deserto do Atacama - Parte III


O próximo passeio foi Geysers del Tatio, um dos lugares mais impressionantes que pude conhecer. A van da agência passou no albergue as quatro da manhã, são noventa quilômetros que separam San Pedro até os Geysers.  Estão localizados na Cordilheira do Andes, é um campo geotérmico com mais de quatro mil e duzentos metros de altura.



Neste passeio é aconselhável levar roupa de frio, como gorro, luvas, jaquetas, moletons, pois a temperatura é muito baixa, neste dia, estava quinze graus abaixo de zero.


Entre seis e sete da manhã, os Geysers  produzem sua máxima expressão, são fumarolas de vapor e de água com temperaturas atingindo 85°C, e emergem do solo com força,  atingindo alturas de aproximadamente entre sete e oito metros. O colorido do céu e da terra se destaca.
Em seguida é servido um delicioso café da manhã, com bolachas, queijo, pães, leite, chá, bolos, biscoitos, uma delícia!!! O mais incrível (foi) que o guia colocou a caixinha de leite para esquentar perto de um dos Geysers, e cerca de cinco minutos estava quente, inacreditável!!!


Saímos de lá e partimos para outro Geyser, este com uma diferença, possuía uma piscina de água termal aquecida, na qual se podia entrar.


No caminho de volta para San Pedro, se encontra uma minúscula vila atacamenha, Machuca, com somente 10 habitantes, com uma única criança. Seus habitantes se dedicam à agricultura, produção de queijos, criação de Lhamas. Foi neste povoado que experimentei o “churrasco de Lhama”, por sinal, muito bom, lembra muito o filé mignon.







3 comentários:

  1. Tiago amei sua postagem, estou me preparando para ir no próximo ano para o Atacama.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Qual o melhor período para ir ao deserto ou qualquer época é boa?

    ResponderExcluir
  3. Gagacia...td joia....Enfim,,,que bom que vai pro Atacama...com certeza você irá adorar...é um dos lugares mais impressionantes que já fui...A melhor época seria no verão...já que no inverno as temperaturas por lá são altas..ou seja, no verão durante a noite gira em média de 10 a 15 graus..no inverno é fica bem abaixo disto..até de zero, conforme comentou o guia nosso por lá.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir